A primeira vez que estive em Assis, eu estudava em Perugia.
Fui conhecer a cidade do meu santo de devoção sem pretensão nenhuma e sem estudar nada previamente sobre o local, achando que o que eu tinha pra ver, conseguiria ver em uma tarde.
Doce ilusão! Passei 6 horas na cidade e voltei frustrada por não ter conseguido desfrutar tudo o que aquela cidadezinha minúscula poderia me proporcionar em termos de história, arte e religião.
Naquela tarde, decidi 3 coisas da minha vida:
1 – dentro da Basílica de Santa Clara decidi que minha primeira filha se chamaria Clara;
2 – prometi voltar a Assis toda vez que eu estivesse na Itália (bom, confesso que nem sempre consigo já que nunca imaginei que viajaria de 4 a 5 vezes ao ano para a Itália). Confesso que, às vezes, preciso negociar minhas visitas com Francisco – mas ele é bacana, me entende…
3 – continue lendo e vai saber já-já …
Tente dedicar ao menos um dia a Assis – e mesmo assim, voltará para casa como eu: sempre querendo mais!
Assim, minha DICA NÙMERO 1 é: não passe correndo por Assis!
A pequena cidade tem uma longa história. Em ordem cronológica e bem resumida:
-
- surgiu como uma comunidade nas proximidades do território etrusco;
- foi cidade romana;
- após a queda do Império Romano foi destruída pelo godos de Totila;
- ocupada pelos Bizantinos;
- conquistada pelos longobardos;
- por muito tempo fez parte do Ducado de Spoleto;
- experimentou um pequeno período de liberdade, mas logo foi submetida ao poder de Barbarossa;
- após várias guerras – das quais Francisco participou como soldado – sucumbiu ao poder perugino (existe até hoje uma “guerra fria” entre a população de Perugia e de Assis);
- de 1500 até a Unificação da Itália (1861) fez parte do Estado da Igreja.
COMO CHEGAR
Se estiver viajando de trem, chegue até Assis – a partir de Roma ou Florença – em 2 horas com o Regionale Veloce e o Intercity, respectivamente. A estação de trem fica a 4 Km do centro histórico; pegue um táxi ou o ônibus (Linea C) e desça na Piazza Mateotti para continuar a visita.
Se estiver de carro, o GPS fará tudo por você, mas quando chegar na cidade, lembre-se de estacionar na Piazza Mateotti.
Existem outros estacionamentos e paradas de ônibus no centro histórico, mas na minha opinião, parando na Piazza Mateotti você vai se dar melhor.
Pense bem: Assis fica numa colina então, é melhor desce-la do que subi-la e esta praça fica no topo da cidade. Assim, a DICA NÚMERO 2: Comece a visita da Piazza Mateotti e visite a cidade descendo pelas ruas íngremes e estreitas – e não subindo.
O QUE VISITAR
Siga as indicações de percurso que fiz para você e passe por todas as atrações, sem perder nada e sem andar em círculos!
Se você seguiu meu conselho (seguiu, né?), a poucos metros de descida vai avistar a Catedral de São Rufino.
Construída em 1140 e reformada em 1571, ali encontra-se a pia batismal onde – dizem – foram batizados São Francisco e Santa Clara.
Conta-se que foi em um dos leões de pedra na porta da igreja que o jovem Francisco subiu para pregar aos incrédulos sua conversão. E lá mesmo devolveu tudo ao rico pai comerciante, entregando até suas vestes a ele, numa clara demonstração de renúncia aos bens terrenos.
Descendo mais um pouco você sairá no meio da Piazza del Comune, onde estão o Templo de Minerva de épocas romanas – sobre suas ruínas foi construída a Igreja de Santa Maria sobre Minerva.
Sempre que vou pagar minha promessa pra Francisco, dou uma passadinha na Piazza del Comune para fazer 2 coisas (DICAS 3 E 4);
1 – tomar um sorvete ou degustar os ótimos produtos típicos umbros no Bar Trovellesi. Posso passar horas ali observando o sobe e desce dos turistas …
2 – Visitar a mais antiga papelaria e livraria da cidade, a Zubboli, que desde 1870 é administrada pela mesma família. Ali você pode encontrar os melhores guias de viagem, inclusive todos aqueles do Touring Club Italiano.
Além disso, agendas, álbuns, diários, cadernos, tudo feito em laboratório próprio da marca e em papel 100% algodão! Não deixe de comprar ali por apenas 1 Euro o Cântico das Criaturas de São Francisco impresso em pergaminho. Lindo!
Pegando o Corso Giuseppe Mazzini da Piazza del Comune, você chega na Basilica di Santa Chiara. A igreja, em estilo gótico italiano (1257-1265), guarda duas preciosidades: o corpo de Santa Clara e o famoso Crucifixo de San Damiano, que conversou com Francisco e foi o responsável pela sua conversão.
Da praça da igreja de Santa Clara, pegue a Via Agnese até a Piazza del Vescovado, ali está a Chiesa Nuova, antiga casa do pai de Francisco, Pietro di Bernardone, e onde ele morou até sua conversão, aos 24 anos. Em uma tentativa de fazer com que o futuro Santo mudasse de ideia, o aprisionou em uma cela, que vemos à esquerda, no interior da igreja.
De volta a Piazza del Comune, pegue a Via Portica/Via San Francesco e chegue na Basilica di San Francesco.
Neste ponto, você desceu aproximadamente 2 Km e nem se cansou! Viu só? Pra descer todo santo ajuda! Imagina se não tivesse seguido a dica número 2?!
A Basilica di San Francesco, na verdade, é um edifício: duas basílicas sobrepostas, com uma cripta embaixo. Em todos os lugares, afrescos dos séculos XII e XIII, dentre os quais, alguns famosíssimos de Giotto.
Visitei a cidade logo após o terremoto de 1996 e quase chorei de ver tamanha destruição. Mas, incrivelmente, para o Jubileu de 2000 estava tudo restaurado.
Na cripta está o corpo de São Francisco. Lembra que lá em cima eu pedi que esperasse para saber da terceira decisão da minha vida?
Chega de suspense, vou contar.
Na cripta existe uma vitrine com as relíquias do Santo. Ali, tudo o que ele possuía na vida: duas túnicas, um capuz, uma sandália de couro e o texto original das regras franciscanas.
Fui acometida por uma emoção tão grande que chorei de soluçar! Pra mim, isso serviu para simplificar minha vida: se ele precisou de tão pouco para fazer tudo o que fez, euzinha aqui preciso de mais por quê?
Quer a 5ª DICA quente?
Chegue antes das 18 horas para conseguir visitar tudo, depois deste horário começam as missas e a Basílica Inferior fecha, aí, nada de Cripta para você!
DICA 6: se seu carro está na Piazza Mateotti, não vai subir tudo a pé, vai? Pegue um ônibus (Linea C) ou táxi e em 5 minutos você estará na porta da sua caranga. Essa foi boa, né?
Peraí, volta aqui! O passeio não acabou!
Pertinho da estação está a Basilica di Santa Maria degli Angeli (1569-1679), que foi construída para abrigar a Porziuncola.
É, deixei o melhor para o fim.
No meio de um bosque de carvalhos, estava as ruínas de uma igrejinha, que São Francisco restaurou com as próprias mãos, a chamada Porziuncola.
Foi aqui que ele recebeu os primeiros companheiros, fundou a Ordem Franciscana, acolheu Santa Clara e a consagrou, e dizem que foi aqui que, em 1216, Cristo e Maria apareceram para ele e lhe comunicaram que aquele que rezasse naquela igrejinha obteria o perdão de todos os seus pecados. É o famoso Perdão de Assis.
7ª DICA: a cidade vive da peregrinação turística religiosa e do comércio. São centenas de “lujinhas” atraentes e, se você for parar em todas (desaconselhável: todas são iguais), não vai ser capaz se sentir realmente a vibração da cidade. Tente não enxergar Assis por este ângulo.
8ª DICA: caiu em tentação e está dentro da lojinha? Então, não deixe de comprar o azulejo com o mantra de Francesco: PAX e BENE (paz e bondade) para colocar no umbral da porta de entrada de sua casa. E escolha SEMPRE artesãos locais e contribua para o turismo auto-sustentável da cidade!
E se você se apaixonar tanto pela cidade a ponto de fazer a mesma promessa que eu, me avise: vamos juntos!
Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!
View Comments (128)
Como devota de chico que sou, não posso voltar á Itália e não passar por Assis. Roteiro mais do que anotado, decorado!!
bjs
Ju, Assis é linda...vc vai adorar! Depois volta aqui para contar!
Ana
OI Ana! Parabéns pelo blog! Pretendo conhecer Assis de trem saindo de Roma, pois fica mais econômico, como bate e volta, qual a melhor maneira de visitar a Porciuncula no início logo que descer do trem? Ou no final dp das visitas no centro de Assis? Existe algum guia de turismo local no centro de Assis e que fala português? Muito obrigada!
Olá Vera! Muito obrigada! A melhor forma seria ir assim que chegar na estação de trem. Dá para ir a pé! E para opções de guias, entre em contato com a minha agência CIAO AN GO pelo telefone: 41 9229-1205 lá eles vão te auxiliar com essa questão!
Ao ler o seu post as lágrimas me tomaram da mesma maneira quando estive em Assis , senti a emoção de andar novamente por aquelas ruas abençoadas . tenho o hábito de dizer que sou irmã de Francisco e prima de Clara e em breve certamente voltarei para viver esta emoção novamente e com certeza aviso vc ! Obrigada por me propiciar uma leitura tão sublime!
Ana Carla, muito obrigada por seu relato!
Volte aqui para nos contar tudo,
Paz e Bem
Ana
Em abril vou voltar a Assis depois de 8 anos da minha primeira visita. Só quem foi sabe a emoção que é, também chorei nessa cidade que tem uma energia única. Só não fui na Catedral de São Rufino e na Chiesa Nuova. Vou incluí-los na próxima visita.
Vc tem alguma dica de restaurante? E me disseram que tem um lugar onde S Fransisco falava com os passarinhos. Vc sabe onde fica?
Obrigada pelas dicas.
Ana, é um prazer comentar aqui! Sou apaixonada por Assis e pelo meu "Chiquinho"! Rsss... É! Me tornei íntima Dele. É meu santinho amado e poderoso. Me encantei por Ele e por Assis há alguns anos. Morei lá ao estudar na Escola do professor Angelo Chiuchiu, aos meus 36 anos. Tenho recordações belíssimas da terra e do povo. Voltei novamente e pretendo retornar em breve, com meus 58. Rever a Basílica, Santa Clara, Eramo de San Francesco... não tem preço! Um nó me veio a garganta quando li o que você escreveu. Me senti perambulando por lá! É muito bom ler coisas desta Itália que amo tanto. Beijos e obrigada!
Puxa Maria Helena! Que bacana seu relato! Também conheci o Professor Chiuchiù! Na semana de São Francisco estarei em Assis para terminar uma pesquisa sobre a vida dele. Ficarei com as clarissas e vou relatar toda a viagem aqui. Fique de olho!
Baci,
Ana
Estou indo pela segunda vez a itália em novembro e assis está no roteiro novamente desde sempre. A cidade é espetacular. Em assis se sente Francisco, se vive francisco. Confesso que amei as lojinhas e levei bastante tempo da Piazza Mateotti até a basílica de são francisco, pois parei em muitas. Me apaixonei por assis. Vale super a pena conhecer e se apaixonar também!
Jefferson, obrigada pelo relato! Mais uma apaixonado por Assis!
Buon viaggio!
Ana
Ana, estou em Assis neste momento. Chegamos pela manhã, vindos de Florença, pra onde deveríamos retornar, pois o hotel lá está pago e amanhã seguiríamos para San Gimignano. Passamos um dia maravilhoso e a todo momento eu e marido repetíamos que quanto seria maravilhoso ficar mais um dia aqui e falando da frustração de correr pra ver a cidade, e não "vivê-la". Sabe o que aconteceu? Estávamos na estação, nos atrapalhamos com os bilhetes, com o vagão e... Perdemos o último trem de volta. Depois do desespero inicial, de reclamar e lamentar acabei lembrando de quantas vezes repeti mentalmente o quanto queria ficar mais um dia aqui. Aí agora no hotel busco informações sobre San Damiano e encontro seu blog. Ah, não poderia estar mais feliz! Agora amanhã é só comprar uma escova de dente é um desodorante seguir suas dicas. Obrigada!!!!
Ahahahaha!!! Samara, adorei!!! Coisas de Francisco!!! Aproveite Assis... é demais...
Baci,
Ana
Ola Ana ! Gostaria muito de te agradecer a respeito de uma dica tua no site , sobre como chegar e estacionar e Assis, foi de grande ajuda .Em julho eu estava fazendo um passeio pela regiao de Perugia , e não sabia muito como chegar em Assis, botei a pesquisa e direcionou para o teu site , adorei tu foste muito clara na explicação. Obrigada fizemos um belo passeio, Abraço Sonia Leal
Obrigada Sonia!
Baci,
Ana
Eu me apaixonei! Estive em Assis no dia do Santo em 2017 e me senti abençoada! Fiquei por quatro dias e assisti ao mais lindo por do sol da minha vida!!! Chorei muito na cripta de São Francisco e fiz a mesma promessa que você fez! Estou voltando pra lá na semana que vem!
Que incrível Ana! Realmente emocionante aquele lugar!
Sonia, fico muito contente de ter te ajudado!
Baci,
Ana
Ótimas dicas , Ana.
Neste exato momento estou no trem de Florença para Assis, procurando a história da cidade e os principais pontos turísticos. Me deparei com seu blog e já estou gostando da cidade antes de chegar. :-)
Mateus, você vai amar a cidade! Bom passeio! Depois volte para contar como foi!
Baci,
Ana
Ana, qto tempo de estadia vc recomenda em Assis?
obs: ja estava no meu roteiro e vc me deixou mais apixonada e com muita vontade de ir....
Oi Renata, tudo bem? Não deixe de visitar a cidade...é linda! Eu sugiro 3 dias se você tiver tempo. Assim, consegue visitar muitos outros lugares nos arredores de Assis onde Francisco viveu. Logo vou publicar mais posts sobre Assis aqui no blog. Fique de olho!
Baci,
Ana
Bom dia, Ana! Fui para Assis em Agosto/2016 e segui suas dicas para fazer a visita. Não tenho palavras para te agradecer, foi uma visita inesquecível. Não perdi tempo me localizando, foi tudo muito tranquilo. Devo o sucesso deste tour a você. Parabéns pela iniciativa de compartilhar com outras pessoas esta experiência fantástica. Que São Francisco de Assis abençoe imensamente a sua vida. Beijos
Gisele!!! Eu que te agradeço muito por ter voltado aqui para me agradecer! Fico muito contente de ter te ajudado! Um grande beijo...
Pax et bene...
Ana